Dicas de sexta #01

Talvez o nome desta seção mude, mas pensei em começar a jogar aqui indicações de filmes, livros, vídeos, textos, passeios e outras coisas que vierem a telha.

Acho que junho de 2013 é o tema e deveria ser ainda por um bom tempo, afinal não apenas o fascismo não está derrotado, como também (e principalmente) a falência das instituições da democracia liberal só se aprofundou desde então.

Fico especialmente feliz em ver que uma parte boa da esquerda (inclusive petista) se libertou da visão de que junho de 2013 foi o nascimento do ovo da serpente, apenas uma manipulação do imperialismo para desestabilizar o governo petista.

Concordo muito com análise, entre outros, do Vladimir Safatle, de que a insureição nasceu de um descontentamento real com os caminhos da “coisa pública” naquele momento. A esquerda institucional, em vez de dobrar a aposta, disputar o debate e aprofundar a democracia, procurou manter a ordem (burguesa), ficou em cima do muro e acabou arrebatada pela extrema-direita.

  • O livro “Junho de 2013: a Rebelião fantasma” (ed. Boitempo) traz uma ótima coletânea de artigos sobre o tema, entre eles um prefácio da Dilma, um texto do já citado Safatle e um belo artigo do Roberto Andrés e da Raquel Rolnik.
  • Tanto o canal da Boitempo no Youtube, quanto o Opera Mundi (do jornalista Breno Altman, um dos organizadores do livro), tem realizado uma série de conversas com os autores dos artigos. Destaco as conversas com Safatle e Maria Carlotto.
  • Tenho escutado bastante o Jones Manoel, e ele também tem um vídeo bom sobre junho de 2013
  • Também no Opera Mundi, uma conversa imperdível com Miguel Nicolelis sobre inteligência artificial. Que tem um complemento muito bom nesta entrevista com o Sidarta Ribeiro sobre política, psicoativos e a beleza de sonhar, no Outras Palavras.
  • Outra conversa ótima no Opera Mundi foi com o Christian Dunker, uma luz para entender a ascensão do ódio
  • O melhor filme que vi na semana foi Invisible Demons (Mubi). Uma mistura de Koyaanisqatsi e Estamira, em Nova Dheli (India). Os efeitos da poluição, do lixo e do “desenvolvimento” na periferia do sistema em imagens brutais.

Gostou desse texto?

Assine a newsletter e receba um e-mail por semana com as novas postagens

Ou clique aqui para receber todas as postagens

Deixe um comentário