Dicas de sexta #03

Carro autônomo desativado com um cone (via Safe Street Rebel)

✊ A turma de São Francisco é sempre bem criativa. Inventaram um jeito de paralisar carros autônomos usando apenas cones. No Techspot (em inglês).

👩‍💻 O Rodrigo Ghedin lembrou que no último dia 01 de julho fez 10 anos que o Google Reader foi fechado. O Reader foi o mais popular leitor de RSS, um formato de distribuição de conteúdo na internet que permite acompanhar publicações. Sem ele, os podcasts não existiriam.

👩‍💻 O RSS continua sendo a melhor forma de acompanhar notícias, como explica este vídeo (em inglês)

👩‍💻 O RSS é um formato aberto, que teve como um de seus criadores o Aaron Swartz (programador e ativista da internet livre, que foi perseguido por divulgar publicações científicas e acabou tirando a própria vida). Aaron morreu no começo de 2013. O Google Reader foi encerrado em julho do mesmo ano.

🎬 O documentário The internet’s own boy, sobre a vida de Aaron Scwartz, está disponível no Libreflix.

✊ O Working Class History é uma enciclopédia das lutas populares. A página principal conta as histórias em formato de blog e o site também tem um mapa. Ainda está bastante focado na história do Norte e do ocidente, mas tem coisas bem interesantes.

🕵️‍♀️ O Threads, novo app da Pepsi para concorrer com o Twitter da Coca, é um espetáculo de violações de privacidade (sem falar na venda casada, que exige conta no Instagram). Um resumo nessa matéria da Quartz (em inglês).

📺 Pra quem cresceu com a MTV Brasil nos anos 90, o papo entre os ex-VJs Gastão Moreira e Fábio Massari é uma viagem na memória. A série O Lado B da MTVê já tem dois episódios no Youtube [Episódio 1] e [Episódio 2]

🎬 Está disponível no Mubi um delicioso fime adolescente do final dos 1980: Bill & Ted’s Excellent Adventure. Uma viagem n História com Keanu Reeves. Party on, dude!

🎬 Um fime bem diferente do Nanni Moretti é o A Missa Acabou (1985). Uma obra agridoce sobre amor e solidão. Lindo demais. Disponível por aí na internet.

🎬 Outro filme que gostei bastante foi o Sueño Florianopolis, da argentina Ana Katz. Com Andrea Beltrão, Marco Ricca e uma família argentina como protagonista. O filme é de 2018, mas se passa nos anos 90. É um produção simples e às vezes meio tosca, mas tem momentos bastante sutis. Sobre sair do lugar. Esse também não tem no streaming.

Gostou desse texto?

Assine a newsletter e receba um e-mail por semana com as novas postagens

Ou clique aqui para receber todas as postagens

Leave a Reply